Apneia na pós-menopausa
POLISSONOGRAFIA: SAIBA QUANDO FAZER O EXAME DO SONO
Polissonografia é o exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações.
É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exarcebados e noites mal dormidas frequentes.
O teste tem como duração uma noite de sono do paciente, podendo ser executado em laboratórios especializados ou, até mesmo, no conforto do seu lar.
O QUE É E PARA QUE SERVE A POLISSONOGRAFIA?
De forma objetiva, é um exame que nos permite avaliar a qualidade do sono de nosso paciente, índice de ventilação, frequência cardíaca e massa corporal.
É denominada Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono (SAOHS), pois reúne um conjunto de sinais e sintomas que determinam o curso de uma alteração funcional respiratória. Esta perda leva ao que chamamos de saturação (padrão normal) ou desturação (padrão anormal) da captação e armazenamento de oxigênio no corpo.
Inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.Isso faz com que em nosso corpo tenhamos um dado a ser medido que é oximetria, equilíbrio entre oxigênio e gás carbônico.
PO2 PCO2 - Um estimula o centro respiratório e o outro deprime, assim respiramos de forma alternada no movimento. Quando há acumulo de qualquer um dos dois, há algo errado.
Quando se trata de Hipoapneia Obstrutiva do Sono - SAOHS, significa que há acúmulo de CO2, pois a entrada de Os2 está prejudicada. Isso pode ocorrer por alguns fatores associados a obesidade e distúrbios do sono, como desvio do septo e amígdala.
Com o tempo a condição pode levar a determinadas comorbidades, por exemplo, AVC, infarto e diabetes.